LabMass

A Qualidade e a Pureza da sua Substância Química garantida por quem entende do assunto!

Processos e Tecnologia dedicados a qualidade de seus Produtos

LabMass

Substâncias Químicas de Referência Caracterizada (SQC)

Um dos serviços executados pelo LABMASS são os estudos de caracterização de compostos químicos. Eles são realizados por meio de análises que garantem a identidade química dos compostos e sua pureza, convertendo-as em Substâncias Químicas de Referência Caracterizada (SQC).  

 O LABMASS foi o pioneiro a realizar esses estudos de forma privada, antes mesmo das exigências regulatórias nos já iniciávamos os processos de caracterização, definindo para o mercado quais seriam as técnicas e fluxos mais aplicáveis. Também somos pioneiros na forma como esses compostos são enviados, envasados e controlados pelo nosso sistema de garantia de qualidade.  

Estudos de Caracterização

O procedimento de caracterização deve englobar um conjunto de ensaios analíticos com o objetivo de garantir inequivocamente a identificação química e estrutural bem como determinar a potência da substância química. Cada substância química é única e possui suas propriedades especificas tais como: composição, estrutura, solubilidade, forma polimórfica, isômeros, ponto de fusão, volatilidade entre outros; e devido a essa complexidade somada ao uso pretendido da substância é necessário definir o racional utilizado na escolha das técnicas analíticas utilizadas na caracterização com o objetivo de, ao final do estudo, a substância estar apta a ser utilizada para a o fim proposto.
Dentro do contexto discutido acima, as técnicas realizadas durante a caracterização de uma substância química podem ser divididas em dois grupos:

  • Identificação química e estrutural:
    Nesse grupo encontram-se as análises com o objetido de determinar a composição química e estrutural da substância. O LABMASS busca, quando aplicável, utilizar no mínimo três técnicas analíticas nesse processo, podendo ser elas: espectrometria de massas, ressonância magnética nuclear, análise elementar (carbono/hidrogênio/nitrogênio), difração de raio-X, rotação óptica, espectrometria no infravermelho, plasma indutivamente acoplado (ICP), calorimetria exploratória diferencial (DSC), ponto de fusão entre outros.
  • Determinação da potência:
    A determinação da potência é realizada através da subtração das impurezas presentes na amostra. Essas impurezas podem ser classificadas como:

– Umidade: que podem ser determinados por: Karl Fischer, perda por secagem, termogravimetria;
– Solventes voláteis: que podem ser determinados por: perda por secagem, termogravimetria ou cromatografia gasosa;
– Impurezas inorgânicas: que podem ser determinadas por: cinzas sulfatadas, resíduo por ignição/evaporação ou termogravimetria;
– Impurezas orgânicas: que podem ser determinadas por: cromatografia líquida ou cromatografia gasosa.

LabMass

Estudos de Caracterização de Compostos Químicos

Em alguns casos específicos, onde a característica da mólecula não permite a realização desses ensaios, a potência pode ser determinada por técnicas diretas (ensaios de teor), tais como: titulação, espectroscopia por energia dispersiva (EDS), ressonância magnética nuclear quantitativa, plasma indutivamente acoplado, entre outras

Contato

(19) 3244-4357
contato@labmass.com.br

Endereço Lab

Rua Isaura Aparecida Oliveira Barbosa Terini, 231 – Jardim Itapua –
Valinhos – SP

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta-feria
das 08h as 17h

Endereço Adm

Rua Vereador Carlos Oscar, 5 –
Jardim Itapuã –
Valinhos – SP

Fale com o nosso time de Especialistas!

9 + 13 =